segunda-feira, 6 de abril de 2015

FILME: TANGERINES - 2013



Direção: Zaza Urushadze - 2013
Duração: 87 min
Título Original: Mandariinid

País de Origem: Geórgia

Um filme sensível sobre a guerra onde a humanidade ainda se faz presente através de Ivo (Lembit Ulfsak). É a guerra na Abcásia, 1992, que quer se tornar independente da Geórgia. Os estonianos deixaram a aldeia, mas Ivo e Margus (Elmo Nüganen) ficam. O primeiro por motivos pessoais que iremos compreender no final do filme e Margus para cuidar de sua plantação de tangerinas. Os dois são amigos, e Ivo faz as caixas de madeira para Margus colocar as tangerinas. Estão com um problema pois não encontram ninguém para ajudar na colheita.





Ahmed (Giorgi Nakashidze) aparece na casa de Ivo com seu companheiro, ele é um mercenário que está lutando por dinheiro. Depois de pegar comida vai embora. Logo em seguida vai haver um ataque na porta da casa de Margus e Ahmed está ferido, os outros estão mortos. Ivo o leva para sua casa para tratá-lo e com Margus vão enterrar os outros, porém descobrem que há mais um sobrevivente, Niko (Misha Meskhi), um georgiano, que está gravemente ferido na cabeça. Ivo também o socorre.



A partir daí serão os quatro, sendo que Ahmed jura que vai matar Niko para vingar a morte de seu amigo, mas acaba dando sua palavra de honra que não o fará na casa de Ivo. São quatro pessoas de diferentes nacionalidades, religião, idade, cada um com sua visão de mundo que terão que conviver ali. Aos poucos as questões surgem, por que lutam? que direito eles tem de matar? trazendo a tona o absurdo da guerra onde as pessoas se tornam inimigas, se odeiam, muitas vezes sem motivo algum, e que se não fosse a guerra poderiam inclusive ser bons amigos. É disto que o filme trata.



Zaza Urushadze nasceu em 1965 na Geórgia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário