terça-feira, 24 de maio de 2016

LIVRO: HEREGES - LEONARDO PADURA


Padura, Leonardo. 1ªed. Boitempo, 2015
503 páginas
Tradução: Ari Roitman, Paulina Wacht, com a colaboração de Bernardo Pericás Neto
Título Original: Herejes
País de origem: Cuba

Um livro que não se larga! Dividido em quatro capítulos nos conta a história da Família kaminsky. Trata-se de uma ficção, porém baseado em extensa pesquisa histórica. 

A primeira parte trata da chegada do navio Saint Louis em 1939 com judeus que fugiam da segunda guerra e do nazismo à Cuba e que foi enviado de volta com todos seus passageiros, que após outras tentativas de desembarque em outros locais retornou à Europa sendo que o destino de seus passageiros acabou sendo o campo de concentração e a morte. Neste navio estava a família Kaminsky, pai, mãe e filha, que vinham para ficar com o irmão do pai e o filho, Daniel, que já estava em Cuba. Havia uma esperança de desembarque uma vez que, possuíam um quadro legítimo de Rembrandt que poderia ser negociado. Infelizmente isto não ocorreu. 

Daniel fica com seu tio, casa-se, e irá para os Estados Unidos fugindo de algo que seu filho quer descobrir o que é. Para isto anos depois Elias retorna à Cuba e procura Conde um ex-policial, para ajudá-lo a desvendar o mistério. 

Na segunda parte temos a história do quadro. Amsterdã na época em que os judeus acreditam que o Messias chegou, Baruch Spinoza é excomungado, um jovem judeu se torna aprendiz junto com Rembrandt, coisa inédita e perigosa, uma vez que os judeus proíbem a reprodução de imagens. 

Na terceira parte temos o tempo atual, onde se desvela o restante do mistério sobre o quadro. 

Recomendo!!

Leonardo Padura nasceu em 1955 em Havana, Cuba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário