terça-feira, 24 de maio de 2016

LIVRO: NISE DA SILVEIRA Uma psiquiatra rebelde - FERREIRA GULLAR



Gullar, Ferreira. Relume-Dumará, 1996
98 páginas

Após assistir ao filme sobre Nise, postado aqui no blog, interessei-me por saber mais sobre sua vida e fui a minha biblioteca onde este livro estava aguardando para ser lido. 

O filme trata de um momento, quando ela volta ao Hospital após seu afastamento por ter sido presa ao ser considerada comunista. Já este livro que também fala muito sobre todo o período tratado no filme, temos uma visão mais ampla de sua vida desde sua infância em Alagoas, sua formação intelectual, a ida para Salvador onde estudou medicina, sua vinda para o Rio de Janeiro, amigos, seu envolvimento com defensores do comunismo que lhe emprestam livros sobre Marx e que fazem com que uma enfermeira a denuncie.

Sua experiência como presa política lhe ensinou muito sobre a questão de estar preso em um lugar, ter sua liberdade cerceada e ser tratado com desprezo e desdém. Nise defende um tratamento humano para os doentes mentais, com atenção, carinho. Diz que precisam ter alguém ao seu lado, dando apoio, sentir segurança.

A escuridão onde estão submersos dá sinais de tentativas de manter contato com a realidade através dos desenhos, das pinturas, da escultura, já que lhes faltam palavras. O psiquismo sempre procura se reequilibrar.

Quando percebe que muitos que deixam o hospital psiquiátrico acabam retornando, se dá conta que é necessário uma fase de transição, para que possam se readaptar ao mundo. Ela criou então a Casa das Palmeiras onde podem fazer esta transição.

O livro também traz uma entrevista com ela.

Ferreira Gullar nasceu em 1930 em São Luís, Maranhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário