domingo, 7 de setembro de 2014

LIVRO: UM ANO DE VIAGENS - Passeios apaixonantes pela Europa, Marrocos e Turquia - FRANCES MAYES


Mayes, Frances. Rocco, 2007.
446 páginas
Tradução: Talita Rodrigues
Título Original: A year in the world: journeys of a passionate traveller.

Mayes é conhecidíssima pelo livro e filme "Sob o sol da Toscana" (postei no blog sobre o filme), quando ela se separou e numa viagem à Itália compra Bramasole em Cortona e passa a viver por lá um tempo onde acaba conhecendo Ed, seu marido que a acompanha neste delicioso livro Um ano de Viagens.

Não se trata de sair viajando por um ano direto, mas das viagens realizadas que ela nos relata com muita sensibilidade, com um olhar estético, amoroso, e guloso, sim, porque a culinária está presente em todo o livro.

Eles irão para vários lugares na costa do Mediterrâneo, Espanha, Portugal, Marrocos, Turquia, Grécia, Escócia, Ilhas Britânicas.

O que mais apreciei é que se trata de dois flaneurs. Eles viajam conforme seu desejo os conduz, param onde algo os atrai, buscam os restaurantes típicos, locais, e não os recomendados para turistas, aliás, eles são tudo, menos turistas. Eles procuram vivenciar o local e as pessoas que ali habitam. Mayes sempre se faz a pergunta: Eu poderia viver aqui?

E isto torna o livro encantador e diferente. Não são descrições de locais turísticos, são detalhes, pinceladas, daquilo que interessou, do que atraiu o olhar, do que encantou, do que é capaz de mudar algo numa pessoa.

Eu me identifiquei muito com ela. Viaja sempre carregada de livros, o que também faço. Gosta de fotografar detalhes, uma porta, um trinco, uma varanda, uma flor, um detalhe da escultura. Não aprecia passeio prontos com tempo determinado, eu também não. Não aprecia muito guias turísticos, principalmente os que parecem recitar algo, mas sempre há exceções e encontramos excelentes guias. Odeia locais cheios onde não se consegue apreciar nada, ver nada, e somos empurrados com os outros. Prefere as ruelas, os becos, caminhar muito, olhar, cheira, provar. Compra livros, objetos para sua casa. Ed compra Cds das músicas locais. A descrição dos lugares com suas cores, as plantas, flores, as pessoas. A conversa com os habitantes.


Um livro maravilhoso sobre viagens, recomendo a leitura.

Frances Mayes e Ed

Nenhum comentário:

Postar um comentário